07/10/2013

PROJETOS JÁ PODEM SER ENCAMINHADOS AO CMDCA - LAGES

Projetos financiados pelo FIA podem ser encaminhados desde esta segunda-feira

Em 2012, nove projetos foram aprovados e estão em execução atualmente em Lages, segundo o gerente de Fundos Especiais, Lúcio Marcelo Varela

Os recursos doados ao FIA são aplicados em ações voltadas às crianças e adolescentes (Fotos: Nilton Wolff)
Mantidas em grande parte por meio da sensibilidade de organizações doadoras, 36 entidades lageanas, governamentais e não governamentais, poderão começar a apresentar seus projetos, desde esta segunda-feira (26), dia em que foi publicado o edital de lançamento em jornal de circulação diária, com o intuito de receber recursos financeiros através do Fundo para a Infância e Adolescência de Lages (FIA).

Esses projetos deverão estar vinculados à promoção, proteção, defesa e atendimento dos direitos da criança e do adolescente. As entidades cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) deverão respeitar o prazo de 30 dias para enviá-los a partir da publicação do edital. Após esse período será realizada uma plenária, para análise e aprovação.

Não há limitações em relação aos valores solicitados e os doadores poderão direcionar, se preferirem, suas contribuições ao projeto que desejarem. O edital pode ser consultado no link http://www.lages.sc.gov.br/site_novo/editais.php ou no perfil do FIA no Facebook: FIA Lages -  https://www.facebook.com/fia.lages.9?fref=ts, onde estão especificadas as exigências de pré-requisitos e de documentação para participação.

As entidades que desejarem apresentar seus projetos deverão entrar em contato com a Secretaria Executiva dos Conselhos Municipais, na rua Monte Castelo, 209, Centro, informar-se pelo número 3224-3014 ou pelo e-mail fia@lages.gov.com.br (com Lúcio Varela ou Cláudia Geremia). Quanto aos doadores, no portal do Município (www.lages.sc.gov.br), à direita da tela, em “Serviços”, há um ícone do link (DOE AO FIA), para o preenchimento do formulário de cadastro para doações, ou então clique em http://www.lages.sc.gov.br/doacao/ para colaborar a qualquer momento.

Contribuições dependem do Imposto de Renda

O Fundo Para Infância e Adolescência (FIA) financia os projetos das entidades beneficiadas através dos recursos oriundos do Imposto de Renda (IR) devido desde 2004. Os doadores – pessoas físicas ou jurídicas – poderão doar até 6% do Imposto de Renda devido. “O doador não deve confundir imposto devido com imposto a pagar, ou seja, o devido é a soma do imposto de renda retido na fonte mais o imposto a pagar”, explica o gerente de Fundos Especiais do FIA, Lúcio Marcelo Varela.

Segundo a regulamentação do FIA, os projetos habilitados terão até 30 de abril de 2014 para realizar a captação de recursos. O prazo máximo de execução será de 12 meses a contar da data do primeiro repasse do recurso captado. Poderão ser renovados por igual prazo, mediante aprovação do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que rege o Fundo.

Os recursos doados ao FIA são aplicados em ações voltadas às crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual; usuários ou dependentes de drogas; vítimas de maus tratos; erradicação do trabalho infantil; profissionalização de jovens; orientação de apoio sócio-familiar e para cobrir despesas com quaisquer programas de promoção, defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente, pagamento de consultorias, projetos e pesquisas ou estudos relacionados com a criança e ao adolescente.

Treinamentos, capacitações e aperfeiçoamentos de recursos humanos podem ser custeados pelo Fundo. “Além desses motivos, os recursos poderão ser direcionados para a compra de equipamentos, aparelhos, veículos, implementação de biblioteca, brinquedoteca, dormitórios, entre outros. O que não pode ser reivindicado são recursos que subsidiem as obrigações do Município ou de outro âmbito público”, diz Lúcio.

Em 2012, nove projetos foram aprovados e estão em execução atualmente em Lages, segundo o gerente de Fundos Especiais - FIA, Lúcio Marcelo Varela, totalizando investimentos de aproximadamente R$ 500 mil em recursos gerados por contribuições através do Imposto de Renda (IR).